O policarbonato é um termoplástico, ou seja, um tipo de plástico que amolece ao ser aquecido e endurece quando resfriado.

Esse material possui alta transparência e além de ser resistente a impactos, permite que se façam curvas ou outros formatos sem nenhuma emenda.

Mais leve que o vidro, também tem proteção contra raios ultravioleta. Suas principais características podem ser resumidas em

  • alta resistência a impacto (250 vezes maior que o vidro)
  • elevado índice de transmissão luminosa
  • eficiente isolamento térmico
  • chapas feitas de estruturas mais leves e de menor custo
  • podem ser cortados e curvados a frio na própria obra
  • resistência a altas e baixas temperaturas: de -40°C até 130°C

Cobertura de Policarbonato

Os tipos de policarbonato variam e podem se apresentar como Policarbonato compacto; policarbonato alveolar; telhas de policarbonato e refletivos.

Entenda um pouco mais sobre esse material:

Policarbonato compacto

Policarbonato Compacto - ToldoViseiras, capacetes, proteção de cabines e máquinas, sinalizadores viários, fachadas e luminosos, escudos de proteção, lanternas e faróis, recipientes para fornos de micro-ondas, artigos médicos e esportivos, eletrodomésticos, projetos residenciais, comerciais e públicos, entre outros…

Tudo isso é produzido com o policarbonato compacto, que é um envidraçamento praticamente inquebrável, com propriedades térmicas e acústicas.

Sua excelente resistência ao impacto faz com que seja a opção ideal para proteção contra vandalismo e, evita os elevados custos de substituição dos vidros partidos, como por exemplo: objetos danificados por estilhaços.

O material tem ainda a vantagem de ser mais leve do que o vidro e, por isso, proporciona um bom isolamento térmico, que gera uma economia no custo do aquecimento e do ar condicionado.

As chapas do policarbonato compacto passam por rigorosos testes de qualidade e resistência e possuem uma garantia de preservação contra amarelecimento. Elas podem ser encontradas nas cores: cristal, leitoso, azul, verde, fumê, bronze, solar prata, solar ice, solar bronze, solar olympic e jateado.

Policarbonato compacto X acrílico

Assim como o policarbonato compacto, existe outro termoplástico bastante conhecido e utilizado no mercado: o acrílico. Por ser um material resistente e de fácil manuseio ele é usado durante processos industriais e permite diversas aplicações, como displays, troféus, púlpitos, imóveis, decoração em geral, corrimão, criação de espelhosetc.

A diferença entre os dois produtos é que o policarbonato é um termoplástico de maior resistência ao impacto, cerca de 30 vezes mais resistente que o acrílico. Ou seja, no caso da chapa dos dois materiais caírem no chão, a de policarbonato permanecerá quase intacta, enquanto a chapa de acrílico quebrará em grandes pedaços (o lado bom é que ela também não estilhaça). O policarbonato também oferece proteção ultravioleta, ao contrário do acrílico, que não a filtra.

VEJA TAMBÉM

Deixe seu comentário!