O que é e para que serve uma prensa hidráulica? | i9 Artigos

As prensas hidráulicas são equipamentos utilizados em diversos industriais, seu uso vão desde a mecânica automotiva e grandes indústrias que muitas vezes necessitam de máquinas de grande porte. Essas prensas utilizam uma grande força mecânica para esmagar, dobrar e modelar componentes metálicos (chapas metálicas).

Para compreender bem o funcionamento da prensa manual hidráulica, basta entender a LEI DE PASCAL, lei que relaciona pressão força e área.

O físico e matemático francês Blase Pascal descobriu em seus estudos que se confinasse um fluído em um recipiente e exercesse pressão sobre esse fluído, esta pressão seria transferida a qualquer ponto do recipiente. Independente do seu tamanho ou formato, exercendo assim forças iguais em áreas iguais.

É justamente o Principio de Pascal que torna possível levantar um automóvel, por exemplo, com força entre 5 kg a 10 kg ou de mais de uma tonelada sendo manipulado por uma pequena alavanca.

Um macaco hidráulico, uma prensa ou qualquer dispositivo que disponibiliza ou utilize um fluído que transmita força em partes iguais, graças ao principio de Pascal.

E nesse modelo as prensas constituem características de forças mecânicas, essas forças dão-se através de cilindros hidráulicos que se deslocam em grandes pequenas velocidades atendendo assim a necessidade desejada.

Equipamentos como as prensas hidráulicas possuem um deslocamento do fluido constantemente pelo sistema, gerando aumento de temperatura em decorrência da turbulência e atrito do óleo na tubulação.

Dependendo da capacidade desejada, pode ser robusta, utilizada mais especificadamente em empresas de grande porte e que demande maior utilidade.

A prensa hidráulica pode ser robusta como, por exemplo, a prensa que comporta 15 toneladas, com comprimentos e larguras ideais para todo tipo de trabalho podendo ter variação de modelo.

Aproveite para conhecer as máquinas industriais que a FRAGMAQ oferece. Eles possuem equipamentos interessantes para o processo de reciclagem de materiais, como o picador de madeira, por exemplo.

VEJA TAMBÉM

Deixe seu comentário!