BCAAA sigla BCAA é bem conhecida por pessoas que usam suplementos alimentares. Trata-se da abreviação de Branch Chain Amino Acids, que significa aminoácidos de cadeia ramificada, ou seja, compostos de isoleucina, leucina e valina, que representam um terço das proteínas do tecido muscular.

Eles são importantes para a síntese de proteínas, para a prevenção da perda muscular e para a construção dos músculos. Como o corpo humano não consegue produzi-las, é necessário recorrer a suplementos, preferencialmente puros e de qualidade, para um melhor aproveitamento das doses apropriadas de cada aminoácido.

Esse tipo de produto funciona de modo mais eficiente antes e durante os exercícios físicos, evitando a fadiga e diminuindo sintomas, como falta de apetite, queda no desempenho, imunossupressão e até depressão. Os BCAAs são indicados também para a prevenção da perda muscular em atitudes elevadas e para o prolongamento da resistência em altas temperaturas. Logo, as respostas fisiológicas e psicológicas de maratonistas e ciclistas melhoram bastante com a utilização deles e de suplementos de carboidratos.

Durante os treinos, o corpo tende a ficar em estado catabólico, exigindo os nutrientes necessários para abastecer o organismo, caso contrário, ele pegará os aminoácidos dos músculos para suprir a demanda de energia de que o corpo precisa, gerando perda de massa muscular. É aí que a ingestão do complemento funciona, mantendo o inchaço dos músculos.

Os BCAAs estimulam a produção de insulina, que tem como principal função possibilitar a absorção do açúcar do sangue pelas células musculares e o uso dele como fonte de energia. Essa produção de insulina permite que os aminoácidos entrem nas células musculares mais facilmente, servindo de matéria-prima na construção dos músculos.

Para usar BCAA, é recomendado consumir um produto autêntico de uma marca registrada. Assim como qualquer outro tipo de suplementação, você também deve ser orientado por um profissional da saúde devidamente capacitado, garantindo que seu consumo gere resultados satisfatórios e que não afetem a sua saúde e o seu bem-estar.

VEJA TAMBÉM

Deixe seu comentário!